O QUE CAUSA DOR DE DENTE? – Kaizen Odontologia

O QUE CAUSA DOR DE DENTE?

Estar com dor de dente é um sinal de que algo não vai bem, pode ser só uma cárie, porém pode também ser uma infecção do canal do dente. Por isso é muito importante investigar a causa da dor e realizar o tratamento correto o quanto antes possível, pois quanto mais tempo maiores os riscos para sua saúde e maior a intervenção necessária o que torna o tratamento mais caro.

CÁRIE DENTAL
É uma das maiores causas de dor de dente, ela é responsável por causar a destruição da estrutura dental e conforme vai se aprofundando e chegando próximo à polpa dental – onde fica o nervo do dente – a dor vai aumentando. Inicialmente a dor aparece com a variação de temperatura dos alimentos, como água gelada por exemplo, causando uma dor repentina que passa em alguns segundos até chegar ao ponto em que ela se torna forte, aguda e constante, mesmo sem o estímulo da mudança de temperatura – nesse ponto já é necessário o tratamento de canal para alívio da dor.

EXPOSIÇÃO DENTINÁRIA(camada mais interna do dente)
A recessão gengival que acontece devido a traumas(escovação com muita força; bruxismo/ranger os dentes), falta de escovação e uso de fio dental (leva a perda óssea e recuo da gengiva também). Outras causas de exposição dentinária são a erosão e o desgaste dos dentes. A erosão acontece devido a presença de ácidos na boca, através do consumo excessivo de refrigerante, sucos de limão e também em pessoas com refluxo gastroesofágico ou anorexia – o que acaba expondo os dentes a ácidos do estômago com frequência.

ABSCESSO DENTAL
Quando a polpa do dente é exposta no meio bucal através da destruição dental causada pela cárie, as bactérias entram pela raiz(canal do dente) e infeccionam o dente e causando dor. Outra causa de abscesso é o insucesso do tratamento de canal – quando bactérias permanecem na raiz do dente e a infecção permanece.

ABSCESSO GENGIVAL
Pedaços de alimentos, como casca de pipoca, que entram na gengiva e não são removidos causam essa infecção. É muito comum de acontecer em terceiros molares não irrompidos onde a higienização é difícil e existe um excesso de gengiva.

FRATURA DENTAL
Um trauma repentino como um acidente, morder algo duro em um dente com uma grande restauração, entre outros, pode causar dor de dente ao toque ou ao mastigar. Bruxismo e apertamento podem também causar dor muscular que se reflete nos dentes, deixando a sensação de que a dor é nos dentes, o mesmo pode ocorrer em pacientes com sinusite.

Enfim, as causas para a dor de dente são muitas e nesse artigo abordamos apenas as principais. Para chegar a um diagnóstico correto é necessária uma avaliação clínica, bem como raio-x, entre outros exames e testes, por isso reforço a importância de uma visita ao dentista e sempre o quanto antes!

Está com alguma dor ou sensibilidade? Agende uma consulta com a gente para avaliarmos seu caso!

Não espere a dor piorar!