POR QUE O AÇUCAR CAUSA CÁRIE? – Kaizen Odontologia

POR QUE O AÇUCAR CAUSA CÁRIE?

Recentemente no BBB um dos participantes perguntou a outra participante, que é Dentista:

Por que o açúcar causa cárie??

Na ocasião, a participante Dentista, não soube de prontidão responder essa questão, que aparentemente é simples, e dentro de alguns grupos de profissionais o vídeo desse momento viralizou!

O açúcar realmente causa cárie? Se sim, é possível prevenir a cárie?

Nós crescemos ouvindo que açúcar causa cárie e que por isso não deveríamos exagerar nos doces, mas será que essa afirmação é verdadeira?

Para entender a relação da cárie com o açúcar é importante entender o que é cárie. A cárie é a desmineralização do dente pelos ácidos excretados pelas bactérias. Ela se inicia a partir de um processo de acúmulo de bactérias sobre os dentes, que com o tempo, certas bactérias aderidas ao dente, alimentam-se do açúcar presente nos alimentos que comemos e durante sua digestão, ácidos são produzidos e excretados, causando a desmineralização dos dentes e a formação de cavidades de cor amarronzada.

As bactérias são capazes de se alimentar de vários alimentos,  porém o açúcar é a fonte de energia que elas mais “gostam”, o que faz com que elas se multipliquem mais rapidamente e consequentemente aumente a produção dos ácidos.

A frequência e quantidade do consumo de açúcar é muito importante no desenvolvimento da cárie, a relação é simples: quanto mais ingerirmos maior será a chance da carie iniciar. Por isso é importante o controle de consumo diário de doce.

Entretanto, o risco de cárie é amenizado se fizermos a higiene oral corretamente, ou seja, escovar/passar fio dental nos dentes pelo menos 3 vezes ao dia e/ou após alguma refeição. E por fim visitar o dentista a cada 6 meses para uma consulta de rotina onde é avaliada a condição bucal e eventualmente é realizado uma “limpeza” é importante para se prevenir a cárie. Além do mais, existem riscos para cárie que são individuais, ou seja variam de paciente para paciente e devem ser avaliados por um dentista.

Seja para estabelecer uma nova rotina, ou voltar aos trilhos com a prevenção da cárie e boas práticas de saúde bucal, os dentistas da KAIZEN Odontologia estão aqui para ajudar.

Agende a sua consulta através do nosso WhatsApp e mantenha a saúde bucal em dia!