As principais diferenças são justamente as queixas dos pacientes que fazem tratamento ortodôntico com aparelho fixo. Quem já usou ou conhece alguém que usou, provavelmente, já ouviu algumas reclamações como: “o meu aparelho está machucando”, “o meu tratamento não acaba nunca”, “meu aparelho junta muita sujeira”. Vou listar melhor ponto a ponto essas queixas e as diferenças entre os aparelhos:
PREVISIBILIDADE – ”Quando vai acabar meu tratamento?”
O tratamento com aparelho fixo costuma ser longo (média de 36 meses) e para muitas pessoas pode se estender até mais…isso porque depende muito da colaboração do paciente e da habilidade do profissional. Num tratamento com Invisalign, se faz toda a sequência de movimentos dos dentes num software, e sabemos quantos alinhadores serão necessários para corrigir os posicionamentos dos dentes, porém se o paciente não colaborar, o tratamento também será longo.
CONFORTO – “Doutor, o fio soltou e está machucando a minha boca!”
A sensação de aperto e dor pela movimentação dos dentes, existe tanto num aparelho fixo quanto num alinhador invisível. Porém, o fio metálico do aparelho fixo pode se soltar lá no fundo e a machucar a boca e o próprio aparelho é volumoso e incomoda.
Os alinhadores invisíveis são finos e flexíveis e portanto confortáveis.
ESTÉTICA – “Esse aparelho é muito feio!”
Aparência metálica dos aparelhos fixos é algo que estranha as pessoas. O Invisalign por ser transparente, mesmo o paciente usando o aparelho, ele não aparece.
HIGIENE – “O aparelho junta muita sujeira…”, “é difícil limpar o aparelho!”
A dificuldade em limpar o aparelho fixos e os dentes, pode levar às cáries, problemas gengivais e mau hálito. Já os alinhadores por serem removíveis tornam a higiene muito simples, mas é necessário cuidado para limpar o alinhador também.
GARANTIA – “Os meus dentes entortaram depois que eu tirei o aparelho”
É comum os dentes entortarem após a conclusão do tratamento ortodôntico, ainda mais se a contenção não for utilizada pelo paciente. Uma vantagem do Invisalign é a garantia de 5 anos em que você não pagará o valor do aparelho novamente. Não é usual para os dentistas oferecerem esse benefício num tratamento com aparelho fixo.
CUSTO VS TEMPO – “é caro usar aparelho”
Um detalhe importante para se abordar é o valor dos tratamentos. Os aparelhos tradicionais costumam ter um custo menor na instalação e manutenção. Porém, pela dificuldade em quantificar o tempo de tratamento, aquela diferença de valor que aparentemente você estaria economizando acaba e os valores finais de um aparelho tradicional para os alinhadores transparentes podem se igualar facilmente.
APLICABILIDADE – “O Invisalign dá certo para os todos os casos?”
E por fim, essa dúvida comum para os pacientes e até um tabu para os ortodontista mais antigos. A resposta é: Sim, é possível corrigir todos os posicionamentos dos dentes com o invisalign ou qualquer outro alinhador transparente. O que irá determinar o sucesso do seu tratamento será a sua colaboração e a habilidade do seu ortodontista.
Portanto, fique tranquilo! Não há um caminho único para resolver o seu caso! Ouça sempre quais prós e contras se encaixam mais dentro do seu perfil e decida junto ao seu dentista qual aparelho você deve escolher.
Um profissional apaixonado pela Odontologia que busca todos os dias desenvolver minhas habilidades tanto profissionais quanto pessoais. Especializei-me em Ortodontia e Prótese Dentária e já fiz diversos cursos de aperfeiçoamento/atualização na USP. Fora do consultório, gosto muito de viajar, praticar esportes e comer!