POR QUE EU ACORDO COM O ROSTO CANSADO? – Kaizen Odontologia

POR QUE EU ACORDO COM O ROSTO CANSADO?

Nos últimos meses após a minha retomada as atividades clínicas, percebi o aumento de casos em que os pacientes se referem de cansaço e dores na face. O que já era algo comum aos grandes centros urbanos, aumentou depois da pandemia da COVID-19. Por essa razão, resolvi escrever este post, explicando a causa mais comum desse desconforto, que é o famoso Bruxismo do sono.

O cansaço dos músculos da face normalmente está associado a atividade muscular rítmica parafuncional (não funcional, que é melhor caracterizada pelo excesso de força durante o movimento da mandíbula), que denominamos de “ranger dos dentes”, quando isso acontece durante o sono, classificamos como Bruxismo do sono. A neurobiologia desse problema ainda não está totalmente esclarecida, mas o que se sabe é que o “ranger dos dentes” acontece durante o sono leve (não REM – Rapid Eye Moviment) e é precedido por eventos orgânicos como aumento da atividade cardiorespiratório, vasoconstrição nas pontas dos dedos e microdespertares. Os sintomas mais comuns são:

– Dores/cansaço dos músculos da face;

– Sensibilidade/desconforto nos dentes;

– Dores de dentes;

– Barulho pela fricção/atrito dos dentes;

– Perturbação do sono do parceiro;

– Hipertrofia dos músculos da face.

Esses sintomas do bruxismo podem variar de acordo a intensidade de leves/transitórios, moderados, intensos e crônicos. A intensidade pode determinar o grau de complicação no aparelho mastigatório por exemplo, se o bruxismo é leve os dentes podem estar desgastados, se ele for moderado ele pode causar trincas, ou se ele for intenso talvez uma fratura do dente, e nos casos crônicos podem aparecer complicações sistêmicas (normalmente dores de cabeça e/ou na região do pescoço) e até mesmo problemas sociais(sonolência, cansaço durante o dia).

O diagnóstico da causa do bruxismo é complicado, porque ela é multifatorial, ou seja, está associado à mais de um problema como: mordida errada, estresse emocional, ansiedade, depressão, substâncias psicoativas(nicotina, álcool, café, cocaína,…), uso de medicação, transtornos psiquiátricos, entre outros. Portanto, na entrevista durante a consulta de avaliação é importante que você relate as dores que você sente, quais medicações você toma e se por acaso seu companheiro(a) se queixa do barulho do ranger dos seus dentes. Dessa forma, é possível avaliarmos mais precisamente as alterações clínicas(visuais) e pedir os exames necessários(polissonografia, exame para se avaliar a qualidade do seu sono) para confirmar alguma hipótese diagnóstica.

E você que está lendo, conhece alguém que sofre de bruxismo? Caso sim, envie este texto para esta pessoa! O tratamento precoce pode minimizar diversos problemas, além de ser mais simples e mais barato tratar mais cedo!

Muito obrigado e até a próxima!